Ainda Jorge Amado | Ronaldo Correia de Brito | site oficial
1906
post-template-default,single,single-post,postid-1906,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.6,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-2068

Ainda Jorge Amado

O jornalista Astier Basílio me escreve de Moscou, onde estuda literatura russa. Disse-me que por lá Jorge Amado continua sendo a grande referência da literatura brasileira. Constatei isso na Alemanha, França, Itália e nos países por onde viajei para feiras e bienais. Paulo Coelho, também bastante lido, embora em declínio, não é propriamente um romancista, fica nas prateleiras da autoajuda. É Jorge Amado quem nos representa, sem substituto, no quesito número de leitores.

O mais popular dos seus romances continua Gabriela Cravo e Canela, mesmo com uma personagem feminina que lembra as heroínas românticas, por mais estranha que pareça a comparação. É idealizada a viagem de Gabriela fugindo da seca, a sensualidade e o sexo sem culpa. Também é de estranhar seu enorme talento na cozinha, considerando-se que ela veio de um mundo sertanejo pobre, de culinária exígua. Mas tudo serve à fabulação em torno de novos valores éticos e culturais, cuja nota prevalente é o idílio entre o turco Nacib e a mulata Gabriela, e o confronto entre o coronel e o exportador: a tradição e a inovação. Acusam Amado de criar estereótipos femininos como o da mulata, substantivo proscrito entre os novos escritores. É necessário um distanciamento no tempo e se compreender a época e o contexto político em que o romance foi escrito. Se não se fizer isso, boa parte da obra de Jorge Amado vai para a fogueira do feminismo e racismo.

[social_share show_share_icon="yes"]
No Comments

Post A Comment