18 desejos para 2018 | Ronaldo Correia de Brito | site oficial
1869
post-template-default,single,single-post,postid-1869,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.6,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-2068

18 desejos para 2018

Não custa nada desejar. Nossos desejos movem o mundo e transformam a realidade.  Segue a minha lista para 2018. Você, já fez a sua?

  1. Que cesse a violência contra as mulheres nas ruas, escolas, no trabalho, em casa, nas músicas e publicidades machistas. Que os homens possam se reconhecer nas mulheres, reconhecendo as diferenças, e nunca deixem de respeitá-las e amá-las.
  2. Finalmente seja aprovada a lei que proíbe campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas. Em nome da liberdade de expressão, as empresas de publicidade, jornais, revistas, televisão e os fabricantes venceram todos os rounds da luta contra o incentivo ao consumo de álcool.
  3. O silêncio seja reconhecido como um direito do cidadão e os poluidores sonoros punidos. Que se controlem as armas de poder destrutivo: sons domésticos, sons de automóveis, barulho de motos, bicicletas e carros fazendo propaganda nas ruas.
  4. As prefeituras das cidades controlem a poluição visual, o uso abusivo de placas, faixas, anúncios e outdoors. Coíbam as construções desordenadas de casas e prédios, que fazem de nossas cidades verdadeiros amontoados urbanos, sem nenhum controle estético.
  5. Os cidadãos assumam junto com os órgãos públicos a responsabilidade pelo lixo que produzem. Organizem coletas seletivas e ponham lixo apenas em lixeiras.
  6. Haja investimentos de todos os poderes públicos para a educação de nossas crianças, jovens e adultos e consigamos sair da vergonhosa posição que ocupamos no ranking mundial. E as famílias – a exemplo das nações asiáticas – também se sintam responsáveis por educar os seus membros.
  7. Que os acidentes com motocicletas deixem de ser um problema de saúde pública e uma sangria para os cofres da Previdência Social. Façam valer as medidas para normatizar o uso das motos, o controle e a fiscalização das mesmas.
  8. Passado o Império, de fato se vendam as joias que Dom Pedro II prometeu vender e se solucione a escassez de água no Nordeste. Milhões de nordestinos vivem em condições sub-humanas, num quase genocídio.
  9. Desejo um país que leia boa literatura, escute boa música e veja bons filmes. Que as livrarias e cinemas proliferem como os bares e as farmácias, os livros custem barato e sejam acessíveis a todas as pessoas.
  10. Que em 2018 saiamos da rota do turismo sexual de rapazes, moças e crianças. Que nossa imagem seja a de um país livre, alegre, sem preconceitos, nunca a de um país que oferece o corpo e a alma de seus filhos a troco de alguns reais ou de um prato de comida.
  11. Que as ruas sejam novamente ocupadas por milhões de brasileiros exigindo respeito aos direitos constitucionais.
  12. Que diminua o abismo entre pobres e ricos e nos aproximemos dos ideais de igualdade de toda verdadeira república.
  13. A extrema direita seja banida e os que sonham com a volta de um regime militar de exceção possam enxergar o equívoco desse sonho, o dano que ele significou num passado recente.
  14. Que as nossas universidades públicas permaneçam gratuitas, com incentivos para a pesquisa e o desenvolvimento, melhorem os salários dos professores, aumentem o número de bolsas de mestrado, doutorado, e sejam recuperados espaços físicos, laboratórios, bibliotecas, imprensa, etc, pondo fim a um onda de abandono, perseguição e sucateamento.
  15. Que a Amazônia brasileira continue sendo território brasileiro e as reservas indígenas sejam demarcadas e continuem propriedade dos seus mais verdadeiros proprietários: os índios.
  16. Que a minoria branca reconheça a mestiçagem do povo brasileiro, pondo fim à crescente onda de preconceitos e discriminações aos afrodescendentes.
  17. Que 2018 seja o reinado da inteligência, sensibilidade e poesia.
  18. Amém!
[social_share show_share_icon="yes"]
No Comments

Post A Comment