Assim não fazemos nada | Ronaldo Correia de Brito | site oficial
1659
post-template-default,single,single-post,postid-1659,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.7,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.7.0,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-2068

Assim não fazemos nada

Num domingo à tarde saí a passeio pelo centro de Genebra. Numa rua, pessoas portando cartazes pediam abraços. Fiquei chocado com o apelo. Nunca imaginei que nosso isolamento humano levaria a esse tipo de súplica. Felizmente, pensei, no Brasil isso nunca acontecerá.

Aconteceu.

Sinto-me carente de abraços e não adianta sair à rua com um cartaz, porque ninguém que siga o protocolo de controle da pandemia irá me atender. Há uma lei e uma ética sanitária que proíbe os abraços.

Durante a Inquisição, o terror era exercido pela Igreja com a ameaça do Inferno. Transgredir a lei podia levar à fogueira na Terra e a queimar para sempre nos Infernos.

Abraçar tornou-se crime sanitário, uma proibição do Estado e da Organização Mundial de Saúde. Ninguém vai preso, mas é culposo. Podemos contrair a Covid-19 ou contaminar outras pessoas.

É bem complexo. O isolamento por medidas sanitárias está sendo bom para os regimes de força. No Brasil, ninguém sai às ruas em protesto, aconteça o que acontecer. Fomos amordaçados com máscaras e acorrentados pelo medo.

As medidas sanitárias servem à prevenção da Covid e a quem deseja que fiquemos parados, inativos, dando sinais de vida apenas pelas redes sociais.

Trata-se de um novo tipo de encarceramento, eficaz e útil ao poder manipulador.

A imprensa esclarece, mas também serve ao terror.

Ainda não compreendi a que mundo chegaremos. Não sei aonde querem nos levar.

A sensação é a de que deixei de ser um homem livre.

[social_share show_share_icon="yes"]
No Comments

Post A Comment