Tarcísio Pereira imortal, imortal | Ronaldo Correia de Brito | site oficial
1578
post-template-default,single,single-post,postid-1578,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.7,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-2068

Tarcísio Pereira imortal, imortal

O livreiro Tarcísio Pereira, usando a tradicional camisa de brim azul, calça jeans e boina, se aproxima e põe em minhas mãos, com a delicadeza que também era sua marca, um volume de A arqueologia do saber, de Michel Foucault. – O livro que você queria acabou de chegar. É esse mesmo? Olho Tarcísio, correspondo ao sorriso e digo que na verdade eu havia procurado romances de Faulkner. Ele sofrera um deslizamento, coisa típica da psicanálise: deslizara de Faulkner para Foucault. Ou seria artimanha de livreiro, que nos induz a gostar de livros que nem cogitávamos ler? Já que fui coaptado, aproveito para iniciar-me no filósofo e pensador em moda naquela época. Compro Foucault e o leio aos solavancos, da maneira que lia Lacan em minha formação psicanalítica. – Já conhece Antonin Artaud? – Li O teatro e seu duplo, mas basta por hoje. Não sou compulsivo nas compras como Abel Menezes e Jomard Muniz de Britto. – Não fale mal dos seus amigos. Rimos. – Basta mencionar o Cão e ele aparece, grito em forma de saudação. E aponto as duas figuras emblemáticas entrando na livraria, alvoroçados, falando alto e ao mesmo tempo. Vou ao encontro deles. – Seu Reinaldo! Me cumprimenta Abel Menezes. – Como vai o meu primo rico? Ironiza Jomard, porque tenho o sobrenome Brito com um único “t”. O Recife intelectual, leitor, filósofo, historiador, artístico, estudantil, festivo ou sisudo, de esquerda mas não apenas de esquerda, a cidade inquieta e conservadora gravitava em torno da Livro-7. A livraria de Tarcísio Pereira foi um fenômeno dos anos 70, 80 e até 90, incompreensível nos dias de hoje pelo significado e representação que alcançou. Tudo o que se realizava em teatro, dança, música, cinema, jornalismo, artes visuais e literatura convergia para a Livro-7 e dela para outros recantos, cumprindo o jargão Pernambuco falando para o mundo. Surgiram outras livrarias, mas todas com o formato de supermercados. Mesmo que promovessem lançamentos, conferências e shows, nunca se tornaram o ponto obrigatório de encontros para conversas, panfletagens e discussões ideológicas. A impressão era a de que os rumos da cidade eram traçados na Livro-7. O Recife mudou, o centro entrou em decadência, os consumidores deixaram de frequentá-lo, a venda de livros caiu. Recife tomou feição de Síria e Iraque bombardeados. Cresceu o barulho, o trânsito, as dificuldades de deslocamento, o medo. Os mercados livrarias, sem livreiros, mudaram-se para os shoppings ou para as plataformas de internet, tornando impessoais a relação com os leitores. Findou uma era, outra delineia-se com youtubers, blogs, sites e oficinas especializados em aconselhar leituras, etc., etc…. Mas falta alguém de boina e camisa azul, que deixe em nossas mãos um livro que não pensávamos ler, transformando o acaso em necessidade. Espero que existam livrarias no céu, onde Tarcísio continue a missão a que dedicou a vida: promover a leitura.
[social_share show_share_icon="yes"]
8 Comments
  • Charles
    Posted at 16:41h, 27 janeiro Responder

    A cada dia que passa as pessoas se distanciam dos espaços culturais, das escolas, dos espaços privados, tornando o meio de comunicação e sociabilização remoto.

  • Paulo Henrique Maciel
    Posted at 17:26h, 27 janeiro Responder

    Ronaldo, li com emoção o seu belo texto sobre o imortal de verdade, Tarcísio Pereira.Fomoes amigos por 50 anos.
    Em meu nome e da legião de amigos/admiradores do seu 7, obrigadíssimo, ex-cordis.
    Paulo Henrique Maciel

  • Sérgio Da Matta
    Posted at 18:49h, 27 janeiro Responder

    Tarcísio deve ser o único não escritor que tem fortuna crítica tão densa e poderosa. Vou sugerir à Sueli que comece livro com essa sua.

  • Ivanilde Morais de Gusmão
    Posted at 17:51h, 28 janeiro Responder

    Não só vai ter livraria como vai apresentar nossos livros.
    No meu caso, dizer:
    Publiquei vários livros dessa Escritora e tenho a honra e alegria de escrever o texto das orelhas de todos!!!
    Reli as escritas de Tarcisio nos meus livros e me emocionei muito!!
    Tenho certeza que lá no Universo sorri simplesmente e divulga nossa Escrita!!!
    Abraço fraterno Ivanilde

  • André
    Posted at 23:06h, 28 janeiro Responder

    Texto maravilhoso, sintetizou tudo o que era a Livro 7

  • Maria Inês Moreira de Melo
    Posted at 14:15h, 29 janeiro Responder

    Borges: “Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca”
    Tarcísio nos deu um céu!

  • Marcelo Pereira
    Posted at 16:00h, 29 janeiro Responder

    Parabéns, Ronaldo. Tarcísio marcou cada um de nós que tinha na Livro 7 um templo que frequentávamos em busca de um alimento para o espírito e impulsionava-nos à busca da construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

  • FRANCISCO JOSÉ BIZERRA DE CARVALHO
    Posted at 15:58h, 30 janeiro Responder

    Abriram-se os livros, saltitaram todas as letras, mãos dadas com as interrogações da vida. Estava ali o ponto final. Saudavam a viagem de Tarcísio rumo ao segundo céu, vez que o primeiro se localizou na 7 de Setembro. Parágrafos inteiros choravam a sua partida.

Post A Comment