Livre pensar é só pensar (ao estilo Millôr Fernandes) | Ronaldo Correia de Brito | site oficial
1437
post-template-default,single,single-post,postid-1437,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.7,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-2068

Livre pensar é só pensar (ao estilo Millôr Fernandes)

Diário do isolamento 35
(domingo, 27 de setembro)

Livre pensar é só pensar (ao estilo Millôr Fernandes)

Está programada uma abertura das medidas preventivas à Covid19, em Pernambuco, a partir de amanhã. Porém muitos preferem continuar dentro de casa. O medo dá o toque de recolher. O isolamento prolongado gerou hábito. Não é fácil retomar a convivência com as pessoas, pois a solidão vicia.

Nossa forma de prevenir e combater o coronavírus é esconder-se dele, enfrentá-lo apenas com o conhecimento e medidas higiênicas. Lembrei de Perseu tentando cortar a cabeça da Medusa. Ele não podia tocar o chão com os pés, nem contemplá-la, pois se transformaria em pedra. Evitamos nos aproximar do coronavírus, usamos máscara, capacete, propé e nos envolvemos em nuvens de álcool.

Espanto-me com as declarações falsificadas dos nossos governantes. Incêndios de florestas são apresentados como preservação ambiental, queda da economia como crescimento e massacre de pessoas como segurança. Há quem encontre uma estranha satisfação em destruir e nisso até eleva a autoestima.

Depois da guerra contra a Covid19, surgem novas cidades, onde as pessoas voltam a ganhar as ruas, mas não parecem alegres por detrás das máscaras. No Recife, as casas e edifícios continuam de pé, não sofreram bombardeios ou incêndios, apenas tornaram mais visíveis a sujeira e o abandono.     

Percebi reações diferentes à Covid19, em cada estrato social. Os pobres do Recife precisaram trabalhar durante a fase mais agressiva da pandemia, por motivos de sobrevivência. O enigma da esfinge era: fica em casa e a fome te devora. Afoitos, se arriscaram a adoecer e a morrer. O Estado não garantia o isolamento. Quando a circulação começa a ser liberada, eles parecem mais adaptados ao novo estilo de vida e prontos a recomeçar.

Os trabalhos em grupo são os mais difíceis de retomar. A dança e a representação teatral exigem proximidade física e entrega. Depois de identificarem uma estranha poesia nas máscaras – diferentes das que se usava no teatro grego e na commedia dell’arte –, atores e bailarinos tentam vencer o espaço de separação estabelecido para os corpos. Não tem sido fácil. É difícil vencer o medo incutido pela ciência.

[social_share show_share_icon="yes"]
No Comments

Post A Comment