O Baile nunca termina | Ronaldo Correia de Brito | site oficial
943
post-template-default,single,single-post,postid-943,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.7,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.9,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.3,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-2068

O Baile nunca termina

Depois de repetir-se muitas vezes, até uma mentira, desde que não tenha pernas curtas, se torna verdade. Habituei-me a dizer em entrevistas que Antonio Madureira, Assis Lima e eu nos queixávamos da invasão de renas, Jingle Bells e neve falsa no Natal brasileiro, e resolvemos criar uma brincadeira para nossos filhos cantarem e representarem durante o ciclo natalino. Tivéramos a sorte de viver em meio a reisados, lapinhas e bois, a herança do Natal ibérico assimilada no nordeste do Brasil pelas populações rurais e urbanas, incorporada às culturas índia e negra.

A conversa poderá ter sido essa, mas tudo nasceu de um esboço de representação teatral, ao estilo dos autos e dramas populares de empanada, que Assis Lima mandou de São Paulo para mim, pedindo que eu encenasse com minhas irmãs, num Natal do Crato. Esse arcabouço poético existiu, eu o guardo com carinho. Madureira havia composto a música de Lua Cambará, o primeiro e talvez único filme longa metragem brasileiro na bitola super 8, que realizamos nos anos de 1975, 76 e 77, com Horácio Carelli Mendes, uma aventura de malucos, típica da contracultura. Do convívio com Madureira, um músico aclamado por seu trabalho à frente do Quinteto Armorial, ficou o desejo de uma nova parceria.

Em 81, começamos a entregar a Zoca as letras do futuro Baile do Menino Deus. Sem internet, nem skype, nem WhatsApp, com ligações telefônicas caras e precárias, a comunicação com Assis era feita pelo correio. Zoca tocava para eu ouvir as primeiras criações musicais e Assis, longe em São Paulo, apenas sonhava.

Decidimos juntar às nove composições em parceria, três peças de reisado, com escrita e arranjos nossos: Jaraguá, Burrinha e Boi. Tínhamos doze músicas, o bastante para um long-play. Zoca terminara de gravar Brincadeiras de roda, estórias e canções de ninar, na Eldorado, dirigida por Aluízio Falcão, que trabalhara com Marcus Pereira. Nosso desejo era fazer o Baile pelo mesmo selo. Alugamos o Studio do Conservatório Pernambucano e, com a ajuda de músicos e cantores amigos, gravamos uma fita modesta, com a intenção de mostrá-la na Eldorado. Zoca conseguiu a produção, mas tivemos de gravar tudo em Recife, no velho e decadente Studio Rozenblit, com apenas oito canais.

Enquanto isso, Assis e eu aprontávamos o texto teatral. Em novembro de 83, lançamos na loja Trupizupe de Germano Haiut, no Shopping Recife, o nosso Baile do Menino Deus. A produção estourou os gastos e creio que Zoca ficou no vermelho. Mas o prejuízo não impediu de sonharmos com uma Trilogia das Festas Brasileiras, que se completou com Bandeira de São João e Arlequim de Carnaval.

Procurei José Mário Austregésilo, da Praxis Dramática, e apresentei o Baile. Nesse tempo não existiam leis de incentivo à cultura. Os produtores corriam o risco da encenação, os teatros lotavam e havia até quem ganhasse dinheiro. A Praxis aceitou o desafio, tínhamos apenas um mês para montar o espetáculo e ainda faltava escolher o diretor. José Mário propôs que eu dirigisse. Da noite para o dia, fui investido no papel de encenador. No mesmo novembro de 83, com o Teatro Waldemar de Oliveira lotado estreou o Baile. Ao final, as pessoas choravam comovidas, se abraçavam felizes como numa celebração.

Essa primeira montagem ficou sete anos e meio em cartaz sem modificar o elenco, a não ser as crianças, que se tornaram adultas. Havia interrupções e mudanças de teatro, mas o público se mantinha fiel. Algumas famílias compareciam tantas vezes, que Zé Mário ofereceu ingresso livre a elas. O Baile colecionou histórias incríveis nos seus trinta e quatro anos Brasil afora, representado pelos mais variados grupos.

Vou contar apenas uma. Chego com a família na cidade de São José da Coroa Grande, no mês de dezembro, para a temporada de praia. Encontramos a cidade cheia de faixas anunciando o Baile do Menino Deus. Meus filhos pequenos me perguntam se eu dera o consentimento. Digo que não. Querem saber se pode. Respondo que o Baile tornou-se de domínio público com os autores vivos e que se fosse nos Estados Unidos estaríamos milionários. Eles lamentam o prejuízo e combinamos ver a montagem. De noite, num salão improvisado em teatro, entramos com jeito de criminosos, depois de pagar os ingressos. Quando o Mateus entra e grita o ‘boca de forno’, me vê no meio da plateia, me reconhece, perde a fala e bota para tremer. Eu dou boa gargalhada, ele relaxa e o espetáculo prossegue.

Juro, embora eu tenha fama de ‘verdadeiro’ mentiroso, que não dá para saber as centenas de encenações do Baile. Em 96, a editora Bagaço publicou o texto adaptado para prosa, com ilustrações de Rosinha, que ficou 15 anos em catálogo. A editora Objetiva vendeu ao Programa Nacional Biblioteca Escolar quase meio milhão de um livrinho bem modesto, com o texto teatral completo. Depois fez uma edição de luxo, publicada pela Alfaguara e que, neste ano de 2017, saiu pela Companhia das Letrinhas. Graças a esse número extraordinário, o Baile foi distribuído por muitas escolas do Brasil e as encenações se multiplicaram. Infelizmente, para os nossos bolsos, as montagens nunca têm fim lucrativo.

O Baile completará 34 anos de vida e 14 anos na Praça do Marco Zero – uma produção arrojada da Relicário, tendo Carla Valença à frente. O Baile tornou-se o ‘marco’ natalino do Recife e de Pernambuco, um ritual sagrado e profano, alegre e comovente, um bem coletivo das milhares e milhares de pessoas que o assistem todo ano. 

A fala do Mateus, fechando a encenação, garante que O Baile será eterno:

Senhores donos da casa,

Jesus, José e Maria,

o baile aqui não termina,

o baile aqui principia

do mesmo jeito que o sol

se renova a cada dia,

da mesma forma que a lua

quatro vezes se recria,

do mesmo tanto que a estrela

repassa a rota e nos guia.

Ronaldo Correia de Brito

[social_share show_share_icon="yes"]
No Comments

Post A Comment